Há exatos dois anos, as Nações Unidas adotavam formalmente a nova agenda global, também conhecida como Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, durante a abertura da Cimeira sobre o Desenvolvimento Sustentável.

A iniciativa foi aprovada unanimemente pelos 193 países-membros da ONU em 25 de setembro de 2015 e tem como meta acabar com a pobreza até 2030 e abrir caminho para um futuro sustentável através de 17 objetivos principais. Esses objetivos dão continuidade ao trabalho alcançado com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que se encerraram em 2015.

Em seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU como secretário-geral, António Guterres citou o documento como um instrumento para a luta contra a desigualdade: “Oito homens possuem a mesma riqueza que a metade da humanidade. Essa exclusão tem um preço: frustração, alienação, instabilidade. Mas nós temos o mapa para mudar esse curso”, disse Guterres.

“Há dois anos, líderes mundiais adotaram a ambiciosa Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em seu coração. A Agenda é nosso plano conjunto para transformar o mundo em 15 anos e, crucialmente, para construir vidas dignas a todos” – Secretário-geral da ONU, António Guterres.

E como medir o progresso alcançado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou ODSs?

Alguns indicadores e uma estrutura de monitoramento dos ODSs estão disponíveis neste documento, mas o Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2017, lançado em julho deste ano pelo secretário-geral da ONU, fornece uma visão geral da implementação da Agenda 2030 em todo o mundo até a data de sua apuração, com ênfase às áreas de progresso e outras partes onde mais ações precisam ser feitas para garantir que ninguém seja deixado para trás. “A implementação já começou, mas o tempo está passando”, alertou Guterres, “esse relatório mostra que a taxa de progresso em muitas áreas é muito mais lenta do que o necessário para alcançar as metas até 2030”.

Quer saber como fazer parte desse progresso? Neste guia da ONU é possível descobrir como ajudar na implementação dos ODSs. Faça a sua parte!